Os alemães da Porsche tem uma história de sucesso no automobilismo. Com grandes períodos de domínio no Endurance, a montadora sempre demonstrou ter o know how necessário para competir na elite. As vitórias em corridas de carros sport, protótipos e afins não diminuíram a vontade dos alemães em vencer com monopostos. Após uma única passagem oficial como equipe em 1961, a marca retornou nos anos 80 para fornecer motores à equipe McLaren e com ela conquistou dois títulos de construtores.
Após ficar ausente dois anos da categoria, os alemães decidiram retornar a competição com o 3512, um motor pesado e pouco eficiente que prejudicou o desempenho da equipe Footwork durante o ano de 91. Após poucas corridas, o time trocou os motores alemães por motores Ford, marcando assim o fim da participação da Porsche na F1.
****************************************************
Musica:
Red Sun by Sean Harrigan
****************************************************
Fontes:
https://www.motorsport.com/f1/news/porsche-f1-video-disaster-flop/3052518/
https://www.collierautomedia.com/footwork-fa12-porsche
https://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_3512
****************************************************
Dúvidas, críticas ou sugestões, deixe nos comentários!
Inscreva-se também no perfil do Instagram! https://www.instagram.com/canalstartyourengines/
Twitter: https://twitter.com/StartYEngines
#F1 #Porsche #1991

22 Comments
Porsche já venceu e tbm perdeu na categoria ,
Mas como saíram da última vez , deu até pena
Contéudo excelente 👏
Aquele V12 da Porsche da Footwork tinha bastante potencial, mas acabou sendo um dos piores motores do grid naquele ano de 1991, com falhas de confiabilidade além da potência meia boca, e só de falar me vêm a cabeça o motor Honda de 2015 da McLaren (onde Alonso apelidou as unidades de potência japonesas de "Motor de GP2").
Depois de uma breve e mal-sucedida passagem na F1, a Porsche só voltaria as competições de fórmula 28 anos depois, em 2019, na Fórmula E, onde permance por lá até hoje.
Na Fórmula Indy teve um caso parecido, quando a Lotus tentou entrar na categoria em 2012, construindo motores em parceria com a Judd, mas algumas falhas de confiabilidade fizeram com que a Lotus tivesse um desempenho medíocre ao longo da temporada, inclusive até nas 500 Milhas de Indianápolis. Isso foi suficiente para a Lotus desistir da categoria ao fim do ano.
Pilotos da footwork: cara esse motor da porsche e uma bosta, toda hora quebra, e muito lento, carai cara nao da pra fazer nada com isso
Donos de Peugeot's antigos: primeira vez?
Quanto tempo vc treinou para falar o nome da embreagem dupla da Porsche? Kkkkk
É uma pena, a Porsche seria um atrativo na f1, e quem sabe os motores mudam esse barulho de cortador de grama… elétrico hehehehehe
E estranho um projeto da Porsche não dar certo, mas ninguém é perfeito. Fala sobre a aventura da Porsche na Indycar
Parabéns garoootooo!
O motor era um Golias, tanto de tamanho como ruim!
Curiosidade esse motor são dois tag porsche colados sem turbo e com cilindrada aumentada
Uma curiosidade que não sei se alguém sabe :
No final de 87 quando a McLaren roubou os motores Honda da Williams, Frank não poderia adquirir os motores Porsche que eram da McLaren ?!
Como eles tinham sido campeões acho que dinheiro não era problema, fora o batalhão de patrocinadores que continuavam com eles.
Se em 88 fosse Williams Porsche acredito que os resultados deveriam ter sido muito melhores do que os fracos e superaquecidos Judd.
7:32 A dinâmica desta batida impossível não lembrar do Ayrton Senna.
Eu acho que seus vídeos são muito bons,acho que até sua voz influencia no entendimento da explicação😆 adoro seu trabalho
Esse motor parece ser uma bomba do nível dos motores life kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Definitivamente não é confortável ler Porsche e fracasso na mesma frase, hoje eles parecem ter dedo de Midas, tudo que botam a mão vira ouro, eles lucram nada menos que 20 mil dólares por unidade, e os carros são incríveis mesmo.
Imagina se eles tivessem assinado com a Porsche pra 1988…
Cara, seu conteúdo tem uma qualidade absurda. As informações são muito bem fornecidas. Parabéns pelo canal, mano!
Para uma equipe pequena de F1 quanto mais organização e previsão financeira melhor…agora comprar um motor baseado apenas na marca…foi uma decisão totalmente errada…se fossem de Ford Consworth desde o início teriam evitado muitas merdas futuras…mas queriam Porsche. Porsche nunca convenceu totalmente na F1….são bons de endurance
veremos como vai ser a porsche em 2026 na F1
Nos tempos de infância achava esse carro parecido com a McLaren no game poleposition.
Ouvi o ronco desse porsche em 1991 ,era maravilhoso, apesar do desempenho ridículo..Isso em Interlagos
O projeto do motor V10 mencionado no fim do vídeo foi mais tarde retrabalhado para competir em Le Mans. Então a cilindrada foi aumentada para 5,5 litros, o limite do regulamento de Le Mans. Porém o projeto foi cancelado como condição imposta pela VW para a parceria no desenvolvimento do Cayenne, o modelo que viria a salvar a Porsche financeiramente (ele foi desenvolvido junto com o VW Touareg). A VW quis assim pois na época (fim dos anos 1990) ela queria promover a Audi em Le Mans (e a Audi foi campeã absoluta em Le Mans por vários anos). Porém, o projeto do motor V10 não foi totalmente abandonado: ele acabou sofrendo uma esticada final na cilindrada (5,7 litros) e foi convertido para uso em estrada, equipando o superesportivo Carrera GT, em meados dos anos 2000.