PEPE COM GISA SUA FILHA E AUTORA DO LIVRO “PEPE – O CANHÃO DA VILA” – EM UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA REPLETA DE LEMBRANÇAS E EMOÇÕES – PARTE 1.
BREVE HISTÓRICO DO CANHÃO DA VILA
Com 405 gols marcados em 736 partidas, Pepe é o segundo maior artilheiro da história do Santos. Em 15 anos de clube (1954–1969), ganhou o apelido de “Canhão da Vila”, por seu fortíssimo chute de esquerda. A bola chegava a atingir uma velocidade de 122km/h.
Bicampeão do mundo pela seleção brasileira, bicampeão do mundo e da Libertadores pelo Santos. São seis títulos nacionais no currículo e estaduais de perder a conta. É difícil descrever Pepe apenas como um protagonista quando a história o coloca como um dos maiores ídolos do Santos.
O Canhão da Vila, de nome José Macia, nasceu em 25 de fevereiro de 1935 na cidade de Santos em uma segunda-feira de carnaval.
Mudou-se para São Vicente ainda na infância e lá começou a praticar o futebol. Começou na base do São Vicente A.C., até que um companheiro de time, que também treinava no Santos, o levou para fazer um teste na Vila Belmiro. Logo viram que a canhota de Pepe daria muitas alegrias para a torcida santista.
Foi aprovado em 1951. Em 1954, com 19 anos, fez a estreia no time profissional. No ano seguinte Pepe comandou o Peixe ao título do Campeonato Paulista, marcando na partida decisiva contra o Taubaté. Seus fortes petardos com a perna canhota já passaram a fazer parte dos jogos na Vila Belmiro, tanto que Pepe logo virou “O Canhão da Vila”.
José Macia, mais conhecido como Pepe, foi e é considerado um dos mais importantes profissionais do seu tempo.
BREVE HISTÓRICO DE GISA
A escritora Gisleine Serrano Macia, a Gisa, nasceu na cidade de Santos no dia 8 de abril do ano de 1970 é a terceira filha de Lélia e José Macia – o Pepe – Canhão da Vila. Quando nasceu seu pai já havia pendurado as chuteiras após uma brilhante e vitoriosa trajetória no Santos F.C.
Gisa, desde a sua infância, através das mídias impressas pesquisou a carreira de seu pai e presencialmente acompanhou também toda a trajetória de Pepe como treinador de futebol ao redor do mundo. Morou no Quatar (1983 a 1984), em Portugal (1987 a 1988) e na Inglaterra (1988 a 1995).
Graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalhou de 1994 a 1996 como repórter do jornal A Gazeta Esportiva. Gisa é mãe de dois filhos, Tiago e Felipe.
Gisleine Serrano Macia, a Gisa, autora do livro “Pepe – O Canhão da Vila”, atingiu o status de uma das mais conceituadas e respeitadas escritoras da atualidade.

1 Comment
Sensacional!!!! Pepe, Ídolo Eterno!!!! Foi um grande jogador de futebol e honrou o Manto Sagrado. Tenho o prazer de conhecer pessoalmente. Uma pessoa maravilhosa. Tenho um prazer de conhecer pessoalmente sua filha, por ocasião do lançamento do Livro sobre a vida do Pepe. Tenho uma camisa e o Livro autografados pelo Pepe. Parabéns, Pepe! Muita saúde e muitas felicidades!